Ajustando a rota

Em nossa caminhada cristã muitas vezes optamos por uma rota, que nos leva para lugares que não são aqueles que deveríamos estar percorrendo. Pensando nesta circunstância, Tiago chama a nossa atenção para a palavra CONVERSÃO, ou seja, mudança de direção! Neste texto perceberemos que a mudança de caminho é uma constante espiritual e necessária para o nosso crescimento diante de Deus. Ajustar a rota é algo que precisamos compreender para seguirmos firmes no caminho da esperança!

Sermão pregado por Pr. David Horta em 17 de Maio de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

A chave mestra

Como lidar com situações distintas que este mundo nos coloca? Hora estamos alegres, hora tristes, hora vencemos e hora perdemos. Como o crente pode passar por cada um destes momentos de forma justa e sem máscaras? Tiago nos ensina neste texto uma “chave mesta” para lidar com cada uma das incertezas dessa vida de uma forma segura e confiante.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 10 de Maio de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

Pode confiar!

A palavra verdadeira constrói relacionamentos estáveis e duradouros, por isso, aquele que conhece a Deus, que é a verdade, tem um discursos verdadeiro e que gera nas pessoas confiança. Tiago chama os discípulos de Jesus para que o seu falar seja sim, sim, não, não, ou seja, sem margem para dúvidas ou desconfianças, e assim, teremos um povo que revela a graça da verdade do Criador!

Sermão pregado por Pr. David Horta em 03 de Maio de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

Destino Fatal

Em estilo dos profetas do Antigo Testamento Tiago anuncia um destino fatal para os ricos e poderosos deste mundo. Ao apontar quatro atitudes egoístas a carta revela a condenação daqueles que achavam que nunca seriam cobrados por seus atos, ao mesmo tempo, desafia seus ouvintes a sondarem seus corações se de fato tiveram um encontro com Cristo e foram libertos das ilusões propostas pelas riquezas deste século.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 19 de Abril de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

Querendo o lugar de Deus

Com o propósito de alertar seus ouvintes sobre os perigos da falsa religião, Tiago fala sobre duas atitudes que demonstram total contrariedade à fé cristã: querer ser Juiz e querer tornar-se Senhor. Estes perigos estão sutilmente inseridos no dia a dia de todos nós e muitas vezes agimos assim e não percebemos, por isso, a carta tem o propósito de nos despertar para uma atitude de obediência e quebrantamento.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 05 de Abril de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

Vencendo o mundanismo

Só existe uma maneira para destronarmos o estilo de vida mundano de nosso coração: sujeição ao Senhor e Sua Palavra. Quando o Espírito nos capacita para isso nos achegamos a Deus e experimentamos o achegar de Deus a nós. Uma vida humilhada diante do Criador é uma vida exaltada para a eternidade.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 29 de Março de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

O perigo do mundanismo

O mundanismo é um estilo de vida baseado na sabedoria terrena, por isso, ele nos leva para longe de Deus e para um destino mortal. Quando identificamos este perigo precisamos clamar pela sabedoria do alto para que nosso coração seja lavado pelo Espírito e possamos experimentar uma vida livre das ilusões desta vida.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 22 de Março de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

O valor da intenção

O conhecido dito popular “por fora bela viola, por dentro pão bolorento” lembra o que Tiago ensina em sua carta quando apresenta o valor da intenção por traz das ações. Quando Deus olha para nossas obras ele vê o que está em nosso coração e não apenas o que queremos apresentar, por isso, precisamos da sabedoria do alto para que sejamos purificados por dentro para que nossas boas obras agradem ao Criador.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 15 de Março de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

Controle a língua, controle a vida

A língua tem um espaço importante na carta de Tiago. Mesmo pequena ela é poderosa para construir e destruir, por isso,  é importante estar atento para esta mensagem e não ser instrumento do inimigo com suas palavras. Quando usada no poder do Espírito a língua pode ser instrumento poderoso de salvação e reconciliação.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 08 de Março de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.

Um cuidado em ensinar

Não é de hoje que estamos cercados por “mestres” querendo nos ensinar sobre a Palavra de Deus e atrair para si mesmo seguidores. Por causa deste problema Tiago já alertou seus ouvintes sobre a seriedade e a responsabilidade de se ensinar as Escrituras. Aqueles que se colocam ou são colocados no papel de mestre estão sujeitos a um maior juízo por parte do Senhor da igreja.

Sermão pregado por Pr. David Horta em 01 de Março de 2020, na Igreja Presbiteriana Moriah, Americana, SP.